Breaking

Fim do mundo? NASA avisa que um asteróide pode atingir a Terra

Um estudo publicado pela NASA na revista Icarus , fala da possibilidade de que o asteróide Bennu colida com a Terra .

O estudo explica que as chances são de uma em 1.750. Ou seja, Bennu tem 0,057% de chance de atingir a Terra.

A agência espacial dos Estados Unidos se baseou em observações feitas pela espaçonave OSIRIS-Rex, com as quais eles foram capazes de prever a trajetória de Bennu ao longo dos próximos séculos, com uma precisão de 2 metros.

Estima-se que a partir de 2135 o asteróide poderia cruzar um "buraco de fechadura gravitacional", mudando assim sua trajetória e direcioná-lo para a Terra.

O "buraco da fechadura gravitacional" é uma região no espaço onde a gravidade de um planeta altera a órbita de um asteróide.

Davide Farnocchia, principal autor do estudo, esclarece: “ Devemos ter em mente que a probabilidade de impacto, em geral, é muito pequena ”.

O ponto máximo de risco para um único dia será 24 de setembro de 2.182, quando a possibilidade de choque aumenta para 0,037%.

Apesar das poucas possibilidades de impacto, a NASA anunciou que está preparando a missão DART, com a qual pretende projetar uma espaçonave capaz de alterar a trajetória dos asteróides que ameaçam atingir a Terra .