Breaking

Luto no esporte; campeã de surfe morre após ser atingida por raio em praia durante treino



Uma surfista brasileiro de 23 anos morreu nesta quarta-feira e outro ficou ferido após serem atingidos por um raio enquanto surfava em uma praia na cidade turística de Fortaleza, no nordeste do Brasil, disseram fontes médicas.

O incidente ocorreu na manhã de quarta-feira na praia do Leste-Oeste, no meio de uma tempestade que afetou tanto a cidade quanto outros bairros do estado do Ceará.

Apesar da chuva, Luzimara Souza treinava para o Campeonato Brasileiro de Surf em 2019 junto com outras pessoas, quando foi atingida por um raio, segundo fontes do Instituto Hospital Dr. José Frota, para onde foi transferida. No entanto, ele não resistiu aos ferimentos e morreu.
No vídeo, publicado pelo portal G1 da rede Oglobo, é possível perceber o momento em que um grupo de socorristas socorrem a vítima. Nas filmagens, as pessoas aparecem tirando-a da água sob chuva forte.

Fracisco Eliseo, proprietário de uma loja que estava na área foi o primeiro a praticar os primeiros socorros, de acordo com o jornal Correio: "Dê os primeiros socorros, mas ela resistiu e mandou -a para o hospital depois de seu retorno à loja, teve um outro menino. dentro da água".

Como a notícia foi a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) que é entregue através de um comunicado: "As mais sinceras condolências à família do campeão estadual Luzimara Souza, que no ano passado viu a abertura de CBSurf Pro Tour , atingindo 17º lugar na prova, o que levou a ocupar a 28ª posição no ranking final".

Por outro lado, um jovem de 17 anos, cuja identidade não foi revelada, também foi atingido por choque elétrico e resgatado por banhistas, que o levaram para um posto de bombeiros próximo.

Apesar de ter pulso, "ele sofreu uma parada cardiorrespiratória" , então medidas de reanimação foram aplicadas, de acordo com um comunicado do Corpo de Bombeiros. Seu estado de saúde "é delicado", segundo as fontes médicas.
Segundo seu treinador, Jeová Rodrigues, citado pelo portal G1, Luzimara venceu o Campeonato Brasileiro e Cearense de 2014 e se preparava para a edição deste ano.

Luzimara iniciou sua carreira no mundo do surfe aos 10 anos na Associação Desportiva Cultural Playa del Mero.

De 2011 a 2017, uma média de 77,8 milhões de raios por ano caiu no Brasil, o que torna o país líder mundial nesse fenômeno meteorológico, segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.