Home / Feira de Santana / HGCA participa de projeto nacional que visa otimizar doação de órgãos

HGCA participa de projeto nacional que visa otimizar doação de órgãos

hospital-cleriston

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) vai participar do Projeto Nacional DONORS: Estratégias para otimizar a doação de órgãos no Brasil. Trata-se de uma pesquisa cientifica encabeçada pelo Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre,em parceria com o Ministério da Saúde, através de recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS). O ensaio clínico será iniciado em abril deste ano e envolve 70 hospitais de todas as regiões do país.

A meta é aumentar a taxa de sucesso de doações de órgãos no Brasil e a qualidade dos órgãos disponibilizados aos seus receptores. Estima-se que a taxa de perdas por falhas de manutenção de potenciais doadores seja em torno de 24,5%. Esse percentual ainda está distante das taxas observadas em outros países, como na Espanha, por exemplo, onde esta taxa é de 3,2%. Três pesquisadores farão parte do projeto no HGCA. São eles: Dr. Lucio Couto (médico), DrªDaniela Cunha (Enfermeira da UTI) e Felipe Vieira (Estudante da Liga Acadêmica de Medicina Intensiva).

De acordo com o coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HGCA, Dr. Lucio Couto, o estudo será realizado na UTI. “O HGCA é dentre as UTIs que estão participando no Brasil inteiro, uma das principais unidades por ser referência em traumas graves e possuir um grande volume de pacientes com evolução natural para Morte Encefálica (ME), mas que, no entanto possui um número pequeno de doações de órgãos”, disse Dr. Lucio acrescentando que será implantado um checklist (lista de verificação) e também um processo de preparação das equipes de assistência para melhor abordagem das famílias e ao potencial doador. As ações visam impactar a doação de órgãos.

Em2015, 60 pacientes tiveram morte encefálica no HGCA, destes 9 tiveram os órgãos captados. Em 2016 o número de diagnóstico subiu para 66 e o de doação permaneceu o mesmo, apenas 9. Os dados são da Organização a Procura de Órgãos (OPO) e Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos (CIHDOT) do HGCA.

Fonte: Acorda Cidade

Deixe o seu Comentário

Comentários

Além disso, verifique

lair-riber

Dr. Lair Ribeiro explica o que Dieta Cetogênica e fala da “Farmácia de Deus”, adotadas por Marcelo Rezende

O apresentador e jornalista Marcelo Rezende foi diagnosticado em maio com câncer no pâncreas e ...